HISTÓRIA DO SINDICATO
A ditadura militar que iniciou em 1964 acabou com a estrutura populista dos sindicatos montada por Getúlio Vargas. O enfraquecimento do sindicalismo permitiu que ele renascesse de forma diferente nos anos de 1970. As comissões de fábrica surgiram de necessidades imediatas dos operários e tornaram-se representantes com grande poder de aglutinação.
Em meio a esse contexto, em Caxias do Sul, seis funcionários do Expresso Caxiense se reuniram para começar a formar uma associação para proteger os direitos dos trabalhadores rodoviários. Os idealizadores desta associação, que deu origem ao Sindicato dos Rodoviários, foram Nilo Tochetto, Alziro Ribeiro, Dalcyr Santo Bellaver, Valdomiro Francisco Lazzari, Olinto de Almeida Chaves e Honorino Scremin.
Os seis trabalhadores encontraram resistência dos colegas para a participação das assembleias de empregados, pois o medo da demissão era grande. A estabilidade só viria com o registro no Ministério do Trabalho. Mesmo assim, eles conseguiram convocar uma assembleia para instituir a associação no dia 26 de fevereiro de 1972, considerado a data de fundação do Sindicato.
“Na época, era difícil formar um sindicato. Caxias ia completar 100 anos e não havia um sindicato para os motoristas. Em fevereiro de 1972 nos organizamos entre colegas, pedidos auxilio para outros sindicatos e formarmos o nosso sindicato”, lembra Valdomiro Lazzari.
Em 6 de junho do ano seguinte, 1973, a pequena associação foi reconhecida pelo Ministério do Trabalho como Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Caxias do Sul. Nilo Tochetto foi eleito, então, o primeiro presidente da entidade.
Não demorou para o Sindicato começar a lutar pelos direitos dos trabalhadores e alcançar melhorias. “A nossa primeira conquista foi a formação da convenção, em 1975, do Expresso Caxiense e, logo em seguida, com o Sivecarga. Essas e todas os benefícios que conquistamos para os trabalhadores, conseguimos porque sempre tivemos boas negociações com as empresas”, conta Lazzari.
Em 1979, o Sindicato participou da fundação da Fetrarod, a Federação dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Rio Grande do Sul, filiado à CNTTT, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres. As duas instituições representam o Sindicato dos Rodoviários de Caxias do Sul e Região no Estado e no país.
A década de 80 foi de fundamental importância para os trabalhadores rodoviários de Caxias do Sul e Região. Com o Sindicato articulado, e crescendo a cada dia, mais benefícios foram conseguidos, como o quinquênio e a equiparação salarial com Porto Alegre. Os funcionários da Visate e do Expresso Caxiense passaram a ter direito a plano de saúde e cesta básica e, os funcionários do transporte intermunicipal e de fretamento, a pelo menos um dos dois benefícios.
Na gestão de Valdomiro Francisco Lazzari, em 1982, foi adquirida a primeira sede própria, que funcionava junto com o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Caxias do Sul, na rua Coronel Flores, no Bairro São Pelegrino.
Em 1988 na gestão do presidente Carlos Batista Conrado, foi adquirida a primeira parte da área da sede campestre, no bairro Pedancino. Também foi inaugurada a subsede de Vacaria.
Em 1999 foram adquiridos dois terrenos para a construção da atual sede do Sindicato, na rua Ernesto Alves, fruto da gestão do então presidente Ermani Brollo. A construção do prédio começou em 2001 e, em 2003, o Sindicato passou a funcionar na nova casa.
Ainda nesta gestão, foi adquirida a sede de São Marcos e instalada a subsede de Vacaria. Foram comprados, ainda, novos gabinetes de odontologia e de raio x. Também foi ampliada a sede campestre, com a aquisição de mais seis hectares de terra.
“Nesta época, os diretores do sindicato iam para a sede no fim de semana para transportar material e ajudar na construção porque não havia dinheiro para mão de obra”, conta Ermani Brollo, que chegou a penhorar bens particulares para fazer empréstimo em nome do sindicato.
O Sindicato Hoje
O Sindicato dos Rodoviários de Caxias do Sul e Região é fruto de uma construção que começou na década de 70 e hoje se consolida como um sindicato forte, com grande participação social, e que é protagonista da luta, da mobilização e da capacidade de negociação que beneficia os trabalhadores que transportam pessoas, cargas, alimentos e outros bens de consumo.
Depois de muito trabalho, hoje o Sindicato conta com mais de 1.500 associados e uma infraestrutura que favorece os trabalhadores e seus familiares. Sua base territorial abrange Caxias do Sul, Flores da Cunha, São Marcos, Farroupilha, Antonio Prado, Vacaria, Nova Roma do Sul, Ipê, Bom Jesus, Jaquirana, Cambará do Sul, São Francisco de Paula, Canela e Gramado.
Em 1996, Tacimer Kulmann da Silva foi convidado pela diretoria do Sindicato para assumir a diretoria de esportes. Sócio do sindicato desde 1990, e sempre engajado em suas lutas, em 2008, ele foi eleito presidente da entidade. Como maiores conquistas da sua gestão, cita os novos benefícios conquistados para os trabalhadores. “Nossa luta diária é manter os benefícios já alcançados e conquistar outros”, explica o presidente.
Tacimer lembra que todos os benefícios que os trabalhadores da categoria recebem foram alcançados graças à capacidade de negociação dos diretores com os sindicatos patronais e à participação da categoria. “Quem conquista os benefícios para os trabalhadores é o Sindicato, por meio de negociações, de dissídios. Nenhuma empresa concede benefícios sem o Sindicato negociar”, expõe.