SINDICATO DOS RODOVIÁRIOS CONCLUI NEGOCIAÇÃO DA CONVENÇÃO COLETIVA DO TRANSPORTE DE CARGA 2026
- sindicatorodoviari3
- há 1 hora
- 1 min de leitura
O Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários concluiu a negociação da Convenção Coletiva de Trabalho do Transporte de Cargas 2026, garantindo a manutenção de todas as cláusulas já existentes e um reajuste salarial de 4,5% para os trabalhadores do setor.
Para assegurar ampla participação da categoria e transparência em todo o processo de negociação, o Sindicato realizou assembleias itinerantes em diferentes regiões de sua base territorial. Os encontros aconteceram em Caxias do Sul e São Marcos, representando a Serra Gaúcha; em Vacaria, atendendo os trabalhadores dos Campos de Cima da Serra; e em Canela, abrangendo a região das Hortênsias.
O Presidente do Sindicato dos Rodoviários, Tacimer Kulmann da Silva, afirma que “Por meio das negociações, conseguimos firmar o acordo com ganho real, percentual acima da inflação indicada pelo INPC. Além disso, conquistamos um aumento de 33,34% no vale-alimentação, representando um importante avanço na valorização da categoria".
Além do reajuste salarial, também foi estabelecido aumento de 5,30% nas diárias de viagem, manutenção das cláusulas já existentes e implementação de novas regras relacionadas aos benefícios sociais.
Durante a assembleia, os trabalhadores determinaram que o direito de oposição deve ser exercido durante a própria assembleia. A diretoria do sindicato decidiu por reduzir o valor da contribuição assistencial anteriormente praticada, buscando diminuir o impacto financeiro para os trabalhadores e refirmado o compromisso da entidade na gestão de recursos.
A Convenção Coletiva e os demais documentos relacionados ao acordo estarão disponíveis no site oficial da entidade assim que forem devidamente assinados e registrados. Para consultar acesse www.rodoviarioscaxias.com.br.

